Gostaria de saber se os ritos da Umbanda, como sacrificar animais para desfazer um trabalho que alguem me fez, são feitos por entidades do mal? E caso sejam, não é possivel fazer essa desobsessao ou desfazer o trabalho que me foi feito, sem trabalhar com essas entidades, somente com as entidades de luz?

O sacrifício de animais não faz parte dos rituais da Umbanda, embora muitos terreiros lancem mão desta prática por influência dos rituais religiosos afros. E quando falamos Umbanda, estamos falando da Corrente Espiritual.

Não podemos considerar, no entanto, que sempre as entidades envolvidas diretamente com esta prática sejam entidades do mal, mas entidades de baixo nível evolutivo, onde o bem e o mal não é o que mais importa para elas, mas o que vão receber em troca do trabalho realizado. São entidades, muitas vezes, pouco conscientes do bem e do mal. Nestas práticas, as emanações vitais do sangue dos animais sacrificados são absorvidas por essas entidades.

Entretanto, a Umbanda, em determinados trabalhos de auxílio espiritual, pode contar com a cooperação de espíritos elementares, conhecidos como Exus, mas substitui o sangue de animal por outros elementos. Arregimentar espíritos elementares para a prática do bem cria, para todos, situações cármicas favoráveis, mas isso sem derramar o sangue dos nossos irmãos menores que já se doam por demais. Consideremos também que os trabalhos envolvem entidades que, embora na condição de Exu por questão de compromissos assumidos, comandam e dirigem os elementares.

Trabalhos de elevado nível de vibração espiritual também podem ser realizados para a neutralização de trabalhos negativos, mas é preciso ter em mente que cada caso é um caso e muitas vezes é necessário o uso de forças elementares.

Em todos os trabalhos no qual se visa o bem, as entidades de luz estarão sempre envolvidas, mesmo que haja a participação de entidades elementares, pois estes últimos são nossos irmãos e merecem a oportunidade do trabalho. Em alguns casos, devido a natureza do trabalho, certos elementos são utilizados para que se crie as condições favoráveis à sua realização.

Evidentemente que, basta o posicionamento mental na Luz do Cristo para que toda a vibração de malefício que possa existir contra você seja desfeita ou neutralizada. Mas o que acontece é que as pessoas que chegam nos centros em busca de ajuda, estão enfraquecidas pelos ataques das trevas e precisam de uma ação imediata que as recupere dessa situação sem perda de tempo. Então, uma “tropa de choque” é convocada para o socorro imediato, e a partir deste momento, um trabalho de conscientização mostrará a importância de se manter a vigilância espiritual com a mente em sintonia com o Cristo.

Não esqueçamos do ensinamento de Jesus: “Orai e vigiai”.