Gostaria de saber, como se dão as sessões de desobsessão na Umbanda?

Na Umbanda, as sessões de desobsessão tem o objetivo de tratar o obsediado e o obsessor, existindo obsessões que variam em suas particularidades, variando também a forma de desobsessão.

Consideremos três naturezas de obsessão:

1 - por influência de um espírito que está ligado ao obsediado por fatores cármicos de vidas passadas.
2 - por influência de magia negativa, com a presença, ou não, de espíritos maléficos junto ao obsediado.
3 - provocada pelo próprio obsediado devido a sua condição de sintonia mental, com a presença, ou não, de entidades afins.

Ainda poderemos ter, em qualquer uma das situações, um nível ou grau de obsessão que pode ser baixo, médio ou alto, podendo, para um desses graus, necessitar um tipo diferente de atuação.

Considerando o que foi exposto acima, cada caso é um caso, e a postura do orientador ou chefe de agrupamento em geral será sempre de esclarecer o obsediado com relação a sua atual condição, bem como o obsessor, quando for um processo de ligação cármica, conforme colocado acima no item um. Para os casos deste primeiro item, geralmente uma mudança de procedimento de vida do obsediado, uma conscientização dos seus compromissos espirituais e orações em favor do seu obsessor, é suficiente para enfraquecer os sentimentos negativos que prende o obsessor ao obsediado, evitando ações drásticas que possam causar lesões pisíquicas. É precesiso ficar sempre atento para o seguinte; o obsessor pode ser uma alma enferma carente de ajuda.

Os casos de obsessão do item dois, podem necessitar de uma ação neutralizadora, ou seja, trabalhos de Magia que possam anular na origem os efeitos negativos. Estes serão realizados em especial, separadamente para cada pessoa.

Nos casos de obsessão do item três, apenas serão necessárias as orientações que mudem a condição vibratória da pessoa em si, tornando ela consciente de sua responsabilidade em relação ao seu campo espiritual.

As sessões de desobsessão devem preceder de uma preparação espiritual, com preces, pontos cantados e defumações propiciatórias para a abertura dos trabalhos, invocando o Supremo Espírito (Deus, O Senhor da Luz), os Orixás (Os Princípios da Luz), e os mentores espirituais do agrupamento. Em seguida deve-se fazer uma palestra doutrinária que trate de questões pertinentes, visando esclarecimento espiritual.

Terminada a palestra, canta-se pontos de invocação e de firmeza. Os médiuns devem estar posicionados para o atendimento, formando uma corrente vibratória, podendo estar, ou não, incorporados com seus guias espirituais, sob a supervisão total e irrestrita do orientador e chefe do agrupamento. O chefe dos trabalhos deve ser um iniciado na Umbanda, com ordens e direitos para tal. Após o atendimento, procede-se o encerramento da sessão promovendo ações de descarga fluídica.

Em seguida finaliza-se com uma prece de agradecimento pela cobertura e assistência espiritual, encerrando a sessão.

Aqui fizemos apenas uma explanação sucinta de uma sessão de desobsessão. Outros procedimentos e ações podem ser necessários para atender casos específicos.